Postado em 28/11/2019

Você sabe o que faz um síndico? Entenda a função desse administrador do seu condomínio

Dia 30 de novembro é comemorado o Dia do Síndico, o profissional que facilita nossa comunicação na comunidade em que vivemos



Alguns equivocados pensam que a função do síndico é apenas fiscalizar tudo que acontece no prédio. Mas o que poucos sabem é que a pessoa que se responsabiliza, se compromete e se dedica ao bem-estar do condomínio tem inúmeras funções. Vamos aproveitar o dia de hoje, 30 de novembro, para comemorar o Dia do Síndico, e contar para você quais são as atribuições dessa pessoa fundamental para o bom funcionamento da vizinhança.

O síndico é responsável pela administração do condomínio, manter a saúde financeira e social do imóvel. Como representante oficial e porta-voz, o seu dever é defender o patrimônio, assim como os direitos e interesses do empreendimento e dos condôminos. Também é o responsável legal e criminalmente pelo imóvel. 

O Art. 1348 do Código Civil determina algumas regras que devem ser obedecidas para quem se propõe a administrar um condomínio. São elas: 

I – convocar a assembleia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns; 

III – dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio; 

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; 

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano; 

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

 VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;

 IX – realizar o seguro da edificação. 

§ 1o Poderá a assembleia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.

 § 2o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.

 Além de todas essas atividades, o síndico cumpre o papel de facilitador da comunicação dentro do condomínio e é responsável por mediar conflitos e estimular a compreensão e empatia entre os vizinhos.

 A profissão ainda não é regulamentada, porém, algumas instituições oferecem cursos de capacitação para quem tem interesse em atuar ou se desenvolver na área.


Fatal error: Call to undefined method Noticias::39() in /home/montebello/public_html/libs/Bootstrap.php on line 194